segunda-feira, 22 de abril de 2013

RODOLPHO HAACK E O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS


Numa bela tarde de verão em Petrópolis, o presidente Getúlio Vargas passeava pela Avenida 15 de Novembro, atual Rua do Imperador com seu jeito peculiar de cruzar as mãos nas costas, e fez uma parada em frente ao antigo cinema Capitólio, para admirar a paisagem e conversas com as pessoas que passavam pela calçada.
 Rodolpho Haack fotógrafo e proprietário de um estabelecimento de ótica na mesma rua do cinema viu o então presidente da república parado diante do Capitólio e não perdeu tempo, pegou sua maquina fotográfica se posicionou em frente ao cinema, na beira do rio Quitandinha, focalizou Getúlio e bateu a foto.
 Mais tarde, Haack fez uma ampliação da foto e colocou em exposição na vitrine de sua loja, rapidamente uma multidão se aglomerou em frente “A Óptica”. Mas como uma simples foto fez surgir aquele aglomerado de gente a sua porta? Simples, nessa ocasião estava em cartaz o filme: “O Ladrão Romântico” no Cinema Capitólio, e esse título fez fundo na fotografia de Getúlio. Esse foi o motivo para o tal aglomerado.
 Logo, a notícia da foto do “ladrão romântico”, chegou ao ouvido da Segurança de Vargas, que imediatamente foi averiguar o fato. Sem que o fotógrafo pudesse dar explicações, foi preso e conduzido para cadeia de Niterói, incomunicável.
 Quando Vargas sobe da prisão e do motivo, mandou libertar imediatamente Haack e foi conversar com o autor da foto. Partir desse momento estava selada a amizade entre “o velho Haack”- como era carinhosamente chamado pelo amigos -  e Getúlio Vargas. Passando ser o fotógrafo “oficial” do presidente enquanto Vargas passava o verão aqui em Petrópolis.
 Rodolpho Haack muitas vezes foi visto ao lado de Getúlio, enquanto esse fazia caminhada pelas ruas do centro da cidade, Getúlio chegava até pedir conselhos a seu fiel fotógrafo sobre decisões a ser tomadas em relação a Nação.
 

Um comentário:

  1. Estou pesquizando um evento de aconteceu aparentemente em 1933. Foi a ida do Presidente Getúlio Vargas à Petropolis. Na ocasião ele esteve em frente ao cinema de Petropolis, no qual passava o Filme “O Ladrão Romântico”. Seu artigo no link abaixo relata sobre esse evento. Muitas vezes em minha vida ouvi de minha família, um relato sobre esse acontecimento. De acordo com minha avó, falecida ha muitos anos, meu avô, Luiz Affonso d’Escragnolle, era naquela ocasião, jornalista do Jornal “A Noite” e sabendo que naquele dia o Getúlio estaria em Petrópolis, resolveu documentar a visita e entrevista-lo. Meu avô, levou consigo um fotógrafo e essse fotografou o Getúlio debaixo da marquise que tinha o titulo do filme “O Ladrão Romântico”. Ele publicou um artigo no jornal com a foto citada. Em resultado a isso, meu avô foi prêso (tambem?). Meu pai foi visitá-lo na cadeia e isso muito o marcou (tinha apenas +/- 9 anos). Lembro-me que nos últimos dias da vida de meu pai, visitando-o no hospital, conversamos sobre a prisão de meu avô e sobre a visita que meu pai fez a meu avô na cadeia. Meu pai mais uma vez disse-me que tinha sido horrível e que ele chorou muito. Não sei quantos dias meu avô fidou detido. Por acaso o senhor teria alguma informação sobre o involvimento de meu avô nesse evento? Em que data foi tirade a foto? Ela foi pubicada? E algum artigo sobre a visita foi publicado? Em que jornal?
    Alfredo Henrique de Robert d'Escragnolle

    ResponderExcluir