O artigo está transcrito na linguagem da época.
Jornal: Pequena Illustração
Petrópolis, 17 de Janeiro de 1937
ANNO VI N.281
UM NOTÁVEL
BRASILEIRO.
Mariano Procópio foi, sem duvida, um
brasileiro que assinalou para Minas Gerais, uma phase nova de prosperidade.
Esse ilustre varão nasceu em Barbacena, a 23 de Junho de 1831 e falleceu na
capital do paiz, a 14 de Fevereiro de 1872. Dotado de intelligencia lúcida, de
uma argúcia sem par altamente emprehendedor, espírito de iniciativa e de lucta
muito superior á sua época toda a sua herculea actividade se voltava para as
grandes realizações.
No silencia de seus gabinete de
trabalho ou no bulício das ruas, pensaca, sentia a fundo todas as inovações que
pudessem por á prova a sua capacidade e concorressem para o emgrandecimento da
Patria que adorava com toda a alma atravez das suas forças mais
insignificantes.
Umas das phases mais dignas da
vida do insigne brasileiro, foi aquella em que, com empenho denodado e á custa
da própria fortuna,s e occupou da imigração européia, na convicção de que, os
processos raciaies e de agricultura poderiam elevar o nome do Brasil. E não se
enganou, pois as duas colônias allemães estabelecidas nesta cidade, em pouco
tempo deram os mais auspiciosos resultados e remodelaram os hábitos urbanos,
desde o simples gosto de construcção das moradias particulares, até á alimentação
abundante dos mais variados e salutares legumes.
Póde-se aformar que a colônia
allemã constitui um poderoso factor para transformar Juiz de Fóra,. De simples
logarejo que era, numa linda e florescente cidade, que hoje contemplamos com
orgulho e admiração.
A nossa Princeza de Minas, com
muita justiça, considera Mariano Procópio seu principal fundador e grande
bemfeitor, porque o intrépido mineiro foi um desses homens que, de quando em
vez apparecem, dedicados á causa publica, com todo devotamento dos que
despressam os interesses induviduaes. Analysando que foi realizada, com os
actuaes progressos, é que se avalia da magnitude desse nosso ilustre patrício.
Evocar a memória de Mariano
Procópio, é remontar ainda ás primeiras origens históricas da viação no Brasil,
o problema da Rodovia para grandeza nacional.
É recapitular que foi elle o
primeiro, em nossa pátria, a abrir caminhoa engenharia brasileira, empresa
assás arojada, quebrando preconceitos reinantes em virtude dos quaes só se
confiavam as construcções de nossas estradas ás empreitadas extrangeiras.
Mariano Procópio organizou,
caprichosament, dirigindo com singular, intelligencia, os serviços de viação da
Estrada União e Indústria, cuja boa ordem e conforto, eram, vastamente
elogiados por todos quantos a conheceram e que, parindo de antiga província do
Rio de Janeiro, por Petrópolis, vinha a ter esta cidade de Juiz de Fóra. Essa
obra gigantesca celebre não só pela sua belleza, de construcção como, também
pela magestosa, paisagem que se descortina, abona muito aos brasileiros,
revelando um progresso de engenharia nacional, embora tivesse o auxilio de
engenheiros francezes, mas o seu projecto, a sua concepção e traçado é bem do
brasileiro.
Naquella época era uma delicia –
attestam os contemporâneos – viajar naquella estrada magnífica, toda
macadamisada, a primeira maravilha de arte da engenharia da América do Sul,
perfeitamente construída como esta foi.
O Brasil foi o primeiro paiz da
América Latina e o terceiro no mundo a adaptar o systema macadame. O grande
Imperador brasileiro, D. Pedro II, que esteve presente á sua inauguração,
deslumbrou-se deante do acabamento da arrojada empreza e cumulou Mariano
Procópio de merecidos elogios, pelos seus incalculáveis serviços prestados ao
nosso primeiro surto rodoviário.
Mariano Procópio quando resolveu
construir a estação terminal do tronco da União e Indústria, em Juiz de Fóra,
adquiriu para esta companhia, os melhores terrenos, reservando para si, a parte
inferior dos mesmos.
O terreno adquirido constitue,
hoje o Parque Mariano Procópio. A parte plana era alagadiço e no morro, em que
se encontra, actualmente, o seu frondoso parque, só havia, outrora,
formigueiros e medrava sapê.
Durante um anno o illustre
patrício levou a combater as formigas. Sendo um terreno essencialmente estéril
afim de se proceder ás plantações. O lago de águas serenas e azulinas, onde
passeiam bandos gentis de heráldicos cysnes, serviu para drenar a parte alagadiça
do terreno acima referido. Isso mostra , meus gentis patrícios, o espírito
adiantado de nosso Mariano Procópio que quis provar o que se póde conseguir de
um terreno julgado improductivo. A chácara que hoje parece uma creação da
natureza e que fazia delicia dos nosso visitantes foi, também e ainda, obra
exclusiva do gênio de Mariano Procópio.
Tudo alli está plantado em
especial carinho e zelo, de maneira a impressionar agradevelmente ao turista.
As árvores frondosas e cheias de
viço, com as suas flores e fructos, caracterizam bem o nosso paiz e o seu logar
constitue uma lição valiosa de botânica. O dito parque é bem o paraíso dos trópicos, conforme já denominou
o notável scientista Agassis.
Mariano Procópio foi um homem de
ação intermerata, espírito sempre alliado á modesta, prestava Juiz de Fóra,
benéficos extraordinários. O busto do grande industrial collocado no formosso
jardim do Largo Riachuelo, inaugurado noutros tempos, por entre as exclamações
mais enthusiuasticas, num soberbo e róseo dia de sol tropical, lá está e estará
eternamente entre flores e luzes, para exemplo e orgulho das gerações
vindouras.
Arlette Corrêa Netto
________________________________
Vem este artigo a propósito de
uma grande homenagem que nesta cidade será prestada á memória do notável
brasileiro e ao srs. drs. Getúlio Vargas e Yêddo Fiuza, chefe do Departamento
Nacional de Estradas de Rodagem e prefeito deste município
Essa homenagem de alta
significação, projectada por elementos destacados do governo municipal, da
sociedade, do commercio e da industria, consiste no erguimento de um grande
obelisco no começo da estrada União e Industria, contendo elle a efígie de
Mariano Procópio seu iniciador, do chefe da Nação e do dr. Yêddo Fiúza, que com
o auxilio do governo federal, vem de concluir as obras da avenida Rio Branco
ponto inicial da referida rodovia.
_________________________________
Mariano Procópio Ferreira Lage
Nenhum comentário:
Postar um comentário