segunda-feira, 18 de março de 2013

PETRÓPOLIS, CIDADE IMPERIAL...


 O título de “Cidade Imperial” era conferido por meio de um decreto imperial a algumas cidades importantes do Brasil. Em nosso território temos atualmente sete cidades, teríamos 8 se o Uruguai ainda nos pertencesse. Vamos listar abaixo as Cidades Imperiais, decretadas pelos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II:

 Rio de Janeiro – por ser a capital do Império.
 São Paulo – decreto de 1820, na qualidade de capital da província de São Paulo
 Vila Rica (atual Ouro Preto) – decreto de 24 de Fevereiro de 1823, na qualidade de capital da província de Minas Gerais, passando a ser chamar Cidade Imperial de Ouro Preto.
 Itú – decreto de 17 de Março de 1823
 Montevidéu – alvará de 15 de Abril de 1825 na qualidade de capital da província da Cisplatina, para apaziguar o clima de tensão que pouco depois levou a separação da província e a criação do Uruguai como uma nação.
 Niterói – decreto n.93 de 22 de agosto de 1941, na qualidade de capital da província do Rio de Janeiro.
 Taubaté – decreto de 5 de Fevereiro de 1842, por ser a principal cidade do Vale do Paraíba.
 Belém – por ser capital da maior província do Império.

 E outras cidades receberam o título de Cidades Imperiais Provisórias, por ocasião de visitas de D. Pedro II, para aonde a capital do Império havia sido transferida temporariamente durante a estada do imperador nesses localidades, foram elas: João Pessoa e Teresina.
 Também existia o título de Fazenda Imperial, no qual a nossa cidade foi agraciada por D. Pedro II. Essa nomeação era conferida as propriedades rurais da família imperial, grandes latifúndios de terras que aos pouco eram colonizadas dando origem a centros urbanos, como Petrópolis.
 Foram três fazendas:

Fazenda do Córrego Seco – na qualidade Fazenda Imperial e residência de veraneio da família Imperial em Petrópolis.
Vassouras – por ser o centro cafeicultor do Vale do Paraíba.
Fazenda de Santa Cruz – de início na qualidade de propriedade rural particular da família de Bragança, depois Fazenda Imperial após ser doada ao Império

O título de Cidade Imperial de Petrópolis foi dado a nossa cidade muitos anos depois da queda do Império, pelo presidente João Batista Figueiredo por meio do decreto de n. 85.849 de 27 de março de 1981, tentando assim corrigir um erro deixado por D. Pedro II.



Nenhum comentário:

Postar um comentário