terça-feira, 16 de julho de 2013

ESTADO DOS RESTOS MORTAIS DE D. PEDRO II E SUA FAMÍLIA, QUE SE ENCONTRAM EM PETRÓPOLIS.

Estados dos corpos do Imperador D. Pedro II, Imperatriz Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D'eu

D. Pedro II - Ele está fardado, a barba apodreceu e soltou do queixo, mas o corpo está perfeito

D. Teresa Cristina - Morreu assim que chegou em Portugal, foi muito mal embalsamada, tanto que a faixa de imperatriz acabou entrando no corpo, está pele e osso.

Princesa Isabel - está inchada e bem enrugada.

Conde D'eu - está muito branco como se tivessem passado cal em todo o seu corpo.

Todos os corpos estão em urnas funerárias com um visor de cristal, e a estátuas de mármores colocadas em cima dos urnas são a representação de como eles estão vestidos.

Essas são observações do prof. Lorenço Luiz Lacombe, (que foram passadas ao meu tio Gilberto Henrique Pereira Jeronymo, que foi aluno dele) que esteve na exumação dos corpos no translado dos restos mortais da princesa Isabel e Conde D'eu.



Mausoléu Imperial, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis-RJ.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de História do Brasil, de estudar o descobrimento do Brasil, o Primeiro Reinado, o Segundo Reinado, desses livros de História!

    ResponderExcluir